Formação UCA Brasil:

21 de junho de 2010

Wikipedia em Sala de Aula

A Wikipédia é uma enciclopédia mundial, na qual qualquer pessoa pode ter acesso, pode ler seu conteúdo, pode acrescentar, modificar, corrigir...e a fiscalização é feita tanto por usuários quanto pelos administradores do ambiente, sendo que as informações erradas ou mentirosas podem ser imediatamente apagadas.

O local proporciona aos leitores a oportunidade de serem também autores de textos livres, dinâmicos. Sendo que para compreender a Wikipédia é preciso entender o conhecimento como Fenômeno Social Coletivo e não como posse e propriedade de alguns. Qualquer pessoa tem o direito de escrever sobre algo, descrever seus saberes.
A Wikipédia é a experiência mais bem sucedida e a principal desenvolvedora da gerência do conhecimento.

Descrição encontrada no próprio ambiente:

É uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e a Creative Commons[6][7] Criada em 15 de janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere"). Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0.

BIBLIOGRÁFIA:



BALBINO, Jaime. Disponível em:

http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070115.php

http://pt.wikipedia.org/

LE PI PI PI

 
Design by: Wordpress Theme | Bloggerized by: Free Blogger Templates | coupon codes