Formação UCA Brasil:

11 de novembro de 2010

Histórico

Janeiro de 2005


Reunião do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. O professor Nicholas Negroponte, do MIT, apresenta aos participantes a ideia inovadora de fabricar um “laptop de 100 dólares”. Naquele mesmo ano, Negroponte e sua equipe fundariam a organização OLPC (One Laptop Per Child).

Junho de 2005


Negroponte e o educador Seymour Papert apresentam, em Brasília, a ideia do laptop educacional ao presidente Lula, que decide criar um grupo de trabalho para avaliar a solução.

Julho de 2005

Formação de um grupo técnico formado por três institutos de pesquisa (CERTI, USP e CenPRA) para avaliar, do ponto de vista pedagógico e tecnológico, a solução proposta pelo MIT.

Julho de 2005

Missão técnica formada por representantes ministeriais e membros dos institutos de pesquisa discute, na sede do MIT em Boston/EUA, detalhes do projeto OLPC.

Julho de 2005 a Julho de 2006

Conclusão dos trabalhos do grupo técnico apontam para a necessidade de realização de experimentos em escolas, além do amadurecimeto da solução da OLPC e da entrada de novos fornecedores.

Fevereiro de 2007

Formalização do projeto Um Computador por Aluno por meio de documento denominado Projeto Base do UCA.

Março de 2007

Criação de um grupo de trabalho formado por professores para definir as diretrizes pedagógicas do UCA.

Março de 2007 a Agosto de 2007


Três fabricantes de equipamentos (Intel, OLPC-Quanta e Encore) fazem doações de máquinas para a realização de experimentos de uso de laptops pelos alunos.

Março de 2007 a Agosto de 2007

Início dos experimentos nas cinco escolas escolhidas para participar da fase 1 do projeto.

Novembro de 2007

Lançamento do primeiro edital para compra dos laptops.

Dezembro de 2007

Primeiro pregão para a compra dos laptops. Devido ao alto valor das ofertas, o governo decide suspender o processo licitatório e negociar preços mais baixos.

Janeiro de 2008 a Dezembro de 2008


Reuniões mensais do GTUCA para consolidação dos planos de formação, avaliação e monitoramento do Projeto UCA.

Novembro de 2008

Encontro nacional dos experimentos, realizado em São Paulo. Participação de alunos, professores e gestores das cinco escolas participantes.

Dezembro de 2008

Segundo pregão para a compra dos equipamentos.

Janeiro a Dezembro de 2009

Em 2009 foram iniciados os trabalhos de avaliação e consolidação dos cinco experimentos iniciais, inaugurados em 2007. Mediante o projeto Preparando para expansão: Lições da experiência piloto brasileira na modalidade um para um, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pesquisadores das cinco escolas produziram relatórios que cobrem os principais aspectos do UCA, e que servirão de insumos para a replicação das experiências na fase de ampliação.
Ao todo, cada experimento produziu três relatórios com os seguintes temas:
  • Descrição e contexto da escola;
  • Relatório de Infra-estrutura e questões técnicas;
  • Problemas e soluções relacionados à gestão da escola.
Além dos relatórios, também estão sendo finalizados relatos das experiências educativas relacionadas ao uso dos equipamentos.
Em breve você poderá fazer o download, nesta coluna, dos documentos produzidos pelos experimentos em sua versão final, bem como de relatórios de sistematização, que abrangem:
  • Meta-análise dos experimentos;
  • Insumos para capacitação de gestores;
  • Guia de implementação, monitoramento e avaliação.

Dezembro de 2009

Publicada a Medida Provisória 472/09, de 15 de dezembro de 2009, trata, entre outros assuntos, da criação do programa Um Computador por Aluno, bem como da instituição de um regime especial para a compra de computadores voltados ao uso educacional, o RECOMPE.

Janeiro de 2010

O ano de 2010 se inicia com a conclusão do processo de licitação para a compra dos equipamentos, iniciado em dezembro de 2008. A vencedora do pregão foi a CCE, que aceitou oferecer os laptops a um custo unitário de cerca de R$ 550,00.
O equipamento possui as seguintes características
  • Tela de cristal líquido de sete polegadas;
  • Capacidade de armazenamento de 4 gigabytes;
  • 512 megabytes de memória;
  • Bateria com autonomia mínima de três horas;
  • Peso de 1,5 kg.
Formação e pesquisa
Para receber os computadores, as escolas devem passar por uma adequação na infra-estrutura e, o mais importante, pela formação dos professores. Para isso, o GTUCA elaborou um plano de formação que contará com o apoio das Instituições de Ensino Superior e dos Núcleos de Tecnologia Educacional dos Estados e Municípios (NTE/NTM). As IES também serão responsáveis pela pesquisa relacionada ao uso dos equipamentos durante a fase piloto.

Julho de 2010

Convertida em lei a Medida Provisória que cria o projeto PROUCA.
Publicado decreto presidencial que regulamenta o PROUCA e o RECOMPE.



O Projeto

Objetivos

O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.

Quando começou?

O projeto OLPC foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça, em janeiro de 2005. Em junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só a aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.

Após reuniões com especialistas brasileiros para debates sobre a utilização pedagógica intensiva das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, foi formalizada uma parceria com a FacTI (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) – FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para a validação da solução da Organização OLPC, proposta originalmente pelo MIT.

Em Fevereiro de 2006 a FacIT chamou mais três instituições para integrar o grupo técnico e fazer um estudo sobre a solução OLPC:

  • CenPRA – Centro de Pesquisa Renato Archer;
  • CERTI – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras e
  • LSI – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico.

Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados, como experimentos iniciais, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.

Como funcionará?

Em Janeiro de 2010 o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS foi dado como vencedor do pregão nº 107/2008 para o fornecimento de 150.000 laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas já selecionadas nos estados e municípios.

Cada escola receberá os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia.

Seis municípios serão atendidos como UCA Total, onde todas as escolas serão atendidas pelo projeto.

UCA Total

Por iniciativa dos governos Federal, Estaduais e Municipais, o projeto será replicado em seis municípios brasileiros, que terão todas as suas escolas atendidas, onde são chamadas de UCA Total. Os municípios selecionados são:

  • Barra dos Coqueiros/SE;
  • Caetés/PE;
  • Santa Cecília do Pavão/PR;
  • São João da Ponta/PA;
  • Terenos/MS;
  • Tiradentes/MG

Veja aqui os relatórios referentes a Avaliação de Impacto do Programa UCA-Total.

GTUCA

GTUCA - Grupo de trabalho do Programa UCA.

O grupo é formado por especialistas no uso de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) na educação. Para execução do projeto dividiu-se em três frentes:

  • GT Formação;
  • GT Avaliação e;
  • GT Pesquisa.


LE PI PI PI

 
Design by: Wordpress Theme | Bloggerized by: Free Blogger Templates | coupon codes