O Curso de Elaboração de Projetos (40 horas) do PROINFO, tem como proposta principal que os cursistas envolvidos elaborem e desenvolvam um PITEC, ou seja um projeto que esteja integrado ao Currículo e ao uso das TICs.
Desta forma os professores: Alessandra Pancieri da Silva, Gilvaneide da Silva Caetano, Lourivaldo Ramos de Oliveira, Simone Cardoso Saraiva e Clébio Carvalho dos Santos e Luzia Aparecida Ferreira e Silva, elaboraram e desenvolveram o projeto de Recreação, o qual buscou formas de realizar a recreação de forma disciplinar, agradável e interativa entre os alunos.
Visando influenciar tanto os professores quanto os alunos a praticarem atividades que estimulem a interação em grupos, a exercerem momentos com atividades agradáveis dentro do estabelecimento escolar, fazendo com que os alunos resgatem através da tecnologia a realização de pesquisas de brincadeiras antigas e novas, tanto com o uso de livros, ou vídeos, ou em sites. Para que além de conhecer outras formas de brincar, possam aprender enquanto fazem isso. E ainda uma das preocupações dos cursistas, enquanto docente é a de saber transmitir aos alunos a importância sobre regras e valores, com a intenção de socializá–los na prática construtiva que os levem a ética e a moral.
Desta forma os professores: Alessandra Pancieri da Silva, Gilvaneide da Silva Caetano, Lourivaldo Ramos de Oliveira, Simone Cardoso Saraiva e Clébio Carvalho dos Santos e Luzia Aparecida Ferreira e Silva, elaboraram e desenvolveram o projeto de Recreação, o qual buscou formas de realizar a recreação de forma disciplinar, agradável e interativa entre os alunos.
Visando influenciar tanto os professores quanto os alunos a praticarem atividades que estimulem a interação em grupos, a exercerem momentos com atividades agradáveis dentro do estabelecimento escolar, fazendo com que os alunos resgatem através da tecnologia a realização de pesquisas de brincadeiras antigas e novas, tanto com o uso de livros, ou vídeos, ou em sites. Para que além de conhecer outras formas de brincar, possam aprender enquanto fazem isso. E ainda uma das preocupações dos cursistas, enquanto docente é a de saber transmitir aos alunos a importância sobre regras e valores, com a intenção de socializá–los na prática construtiva que os levem a ética e a moral.
Durante a execução do Projeto, cada professor teve a liberdade de usar as próprias estratégias, porém a que predominou foi a seguinte:
1º - Passo: Primeiramente cada professor propôs aos alunos que realizassem pesquisas sobre as brincadeiras que gostariam de conhecer. ( Livros, Sites, vídeos)
2º Passo: Anotaram no caderno e em seguida foram pra sala de aula, onde cada grupo havia ficado com a responsabilidade de aprender uma brincadeira e agora em sala, o grupo ensina aos colegas a nova brincadeira. Eles acharam isso muito divertido