O uso da Informática na Educação
A.M.C
As Tecnologias, a Informação e a Comunicação passaram e vem passando por uma grande evolução e com isso as mudanças acontecem com muita velocidade, velocidade que provocou certa revolução na sociedade e na cultura. Muita coisa se transformou com grande ênfase as mudanças na forma de relacionamento das pessoas com o mundo, sendo visível que compreender e acompanhar tais transformações requer a conscientização de tais fatos, porém nem todos compreendem e conseguem acompanhar a velocidade e as possibilidades de tantas transformações. Por isso os profissionais envolvidos na área educacional precisam compreender que a sociedade atual exige uma educação com profissionais engajados, de profissionais que orientem o uso de tais tecnologias, principalmente quando se trata da Internet, a qual oferece uma vasta opção de direções e que sem orientação uma ferramenta que tem grande capacidade de favorecer a aprendizagem pode então se transformar em algo um atrativo a parte, algo em vão no que se trata de ensino-aprendizagem. A educação precisa de pessoas que não necessariamente sejam especialistas em informática, a educação precisa essencialmente de profissionais que dominem a lógica da informática e a utilizem como recurso pedagógico, que somem as experiências de sucesso na aprendizagem as novas tecnologias existentes, trazendo assim novos atrativos às aulas.
O trabalho com computadores evidencia que o educador deve estar aberto, não sendo mero transmissor de conhecimentos, está ali não apenas para ensinar, mas também para aprender. Afinal conforme Paulo Freire “ensinar não é transferir conhecimento, mas sim criar possibilidades para a produção, para a sua construção”, assim estar em sala de aula exige
Tem-se em mãos ferramentas que podem proporcionar momentos construtivos, em que professores e alunos aprendem juntos, então que coloquemos em prática, que sejamos profissionais empenhados em desenvolver nosso papel, nos assumindo como pesquisadores, pois ainda conforme Freire, o professor deve em sua formação se assumir como pesquisador, pois não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Utilizar a internet como instrumento para a própria formação, com cursos a distancia que são oferecidos pelo Ministério da educação. Então temos mais é que usufruir de tais recursos, colocando aos mesmos a serviço do ensino-aprendizagem.
O trabalho com computadores evidencia que o educador deve estar aberto, não sendo mero transmissor de conhecimentos, está ali não apenas para ensinar, mas também para aprender. Afinal conforme Paulo Freire “ensinar não é transferir conhecimento, mas sim criar possibilidades para a produção, para a sua construção”, assim estar em sala de aula exige
Tem-se em mãos ferramentas que podem proporcionar momentos construtivos, em que professores e alunos aprendem juntos, então que coloquemos em prática, que sejamos profissionais empenhados em desenvolver nosso papel, nos assumindo como pesquisadores, pois ainda conforme Freire, o professor deve em sua formação se assumir como pesquisador, pois não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Utilizar a internet como instrumento para a própria formação, com cursos a distancia que são oferecidos pelo Ministério da educação. Então temos mais é que usufruir de tais recursos, colocando aos mesmos a serviço do ensino-aprendizagem.
BIBLIOGRÁFIA:
- RENATO, Eduardo José. Informática e educação, 1997,05
- http://www.miniweb.com.br/Atualidade/INFO/informatica_educacao.html
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